segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Como planejar seu texto

Primeiro , você deve , a partir da proposta dada, elaborar sua TESE.

A tese é a afirmação que guiará seu texto. É o seu ponto de vista, que será defendido a seguir, através de argumentos.

Exemplo:

Tese: São Paulo, apesar de ser a capital financeira do país, apresenta qualidade de vida precária.

A partir desta tese, pergunte-se POR QUÊ? (Argumentação)

1. A poluição , causada principalmente pelos automóveis, causa inúmeros problemas respiratórios nos paulistanos.

2. Os congestionamentos , frequentes em qualquer dia da semana, são um causador extremo de estresse entre os motoristas.

3. A violência torna-se mais um fator que contribui para que o paulistano viva com medo e, por vezes, cerque-se de todo tipo de muralha, evitando contato com o próximo.

A próxima etapa é buscar fatos para desenvolver estes argumentos. Cada parágrafo deve ser dedicado a um argumento.
Lembre-se: você deve ler, pesquisar, mas não copiar parágrafos de outros textos, como se fossem seus. Faça um levantamento dos dados e redija os parágrafos argumentativos interligando-0s, com suas próprias palavras.


Finalmente, como fazer a conclusão?

Retome a tese (é útil para que o leitor relembre a abordagem e a proposta iniciais) e elabore uma proposta construtiva para a questão apresentada.
Tal proposta deve ter ações concretas. Não caia na tentação fácil de propor "que as pessoas se conscientizem e lutem para...."

Exemplo: Portanto, apesar de São Paulo ser uma das capitais em que o índice de qualidade de vida deixa a desejar, é de extrema importância que não só medidas políticas como a lei anti-fumo , mas também ações individuais como a redução do uso dos automóveis e participação da coleta seletiva são imprescindíveis para que a cidade torne-se mais limpa, mais habitável, mais humana. Afinal, esperar que o Governo tome providências com relação ao trânsito caótico enquanto contribuimos com ele é, no mínimo, incoerente e improdutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.