domingo, 20 de setembro de 2009

No meio da crise, uma oportunidade

A crise mundial por que passamos, e da qual ainda sentimos os efeitos, é uma boa oportunidade para rever e reorganizar os investimentos feitos no país. Existem áreas que há muito tempo estão negligenciadas e, com a crise, tiveram um aumento nos seus problemas, mostrando necessidade urgente de melhorias.

Uma dessas áreas é a saúde. Hospitais públicos estão com falta de medicamentos, equipamentos e pessoal qualificado. Ao se melhorar a saúde da população, outros aspectos tenderão a se modificar também: aumenta-se a qualidade e expectativa de vida, novos empregos são gerados nos hospitais. É um investimento alto e que apresentará resultados a longo prazo, mas é compensador.

Outra área que merece atenção é a política, e esta relaciona-se com a saúde e muitas outras. É preciso garantir que estejam no poder políticos competentes e honestos, que defendam os reais interesses da população e deem destino adequado ao dinheiro oriundo dos impostos que pagamos. Para isso, é necessária uma maior transparência nos gastos e atitudes dos políticos, prestando contas à sociedade do que, exatamente, eles têm feito pela população.

As possibilidades descritas acima são apenas algumas dentre muitas melhorias que podem ser feitas em nosso país. A crise tornou evidente deficiências e fragilidades em nosso sistema e são esses "pontos fracos" que devem ser focados e receber investimentos. Deve-se fazer da crise uma oportunidade para melhorar a nossa sociedade.

Um comentário:

  1. Jaque,
    Como comentei em sala de aula, sugiro que na questão política (a mais complexa, pois envolve ética de terceiros), você acrescente mais ações concretas sobre a fiscalização e , consequentemente, fazendo uma "ponte" com o assunto "educação". Afinal, um povo instruído cobra mais seus governantes (seria interessante buscar estatísticas neste sentido, mostrando como educação e desenvolvimento andam lado a lado na história de alguns países).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.