segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sistema de cotas: fortalecimento ao racismo?

O sistema de cotas, cuja base política ou objetivo, é integrar estudantes negros nas universidades, vem gerando problemas na sociedade pelo fato de discriminalizá-la racialmente, causando consequentemente distúrbios na população tanto estudantil, quanto profissional.
Num país, onde predomina-se grande miscigenação racial; o racismo é um desafio de peso que dificilmente se acabará, por conta dessa variedade do povo brasileiro.
O governo, afim de exterminar esse preconceito, abusou dos direitos humanos e deu início ao sistema de cotas, privilegiando os negros apenas por uma questão de integração dos mesmos às universidades, paternalizando-os e diminuindo as chances às demais raças (brancos, pardos, amarelos, etc.) de se integrarem por mérito próprio; o que por fim disseminou ainda mais o racismo no país.
Por conta disso, propõe-se que acabe de vez tal sistema divisório racial, para que não se propague ainda mais o preconceito, intolerância e divisão habitacional no Brasil; e que todos vivam em plena igualdade e que consigam êxito ou não por auto-capacidade.

Um comentário:

  1. Murillo,

    Acho que você poderia, para esclarecer o leitor, explicar melhor a base do sistema de cotas. Você cita no início do texto, o objetivo, porém seria muito interessante contar a retrospectiva histórica do Brasil no que se refere às minorias.
    No final, você propõe "que se acabe com o tal sistema divisório", porém seria necessário sugerir alguma alternativa para alcançar a plena igualdade (lembre-se propostas concretas, viáveis neste momento, que possam ser realizadas para garantir a conquista , ainda que gradual, do direito de todos à educação).
    Sobre os trechos em verde:

    I) " Num país onde PREDOMINA grande miscigenação racial, ..." - atenção ao uso desnecessário de ponto-e-vírgula.
    II) O racismo é um desafio ou o fim dele? O racismo é uma mancha, um problema. Novamente, atenção aos verbos: "difcilmente ACABARÁ".
    III) " O governo, a fim de exterminar... " - a fim de, para que - conjunções finais
    IV) Não ficou claro como o governo poderia abusar dos direitos humanos. Seria desrespeitar? É contraditório abusar de algo que é direito, talvez fosse mais preciso dizer que " o governo , com a intenção de respeitar os direitos das minorias, abusou de ..."

    Espero ter ajudado com minhas sugestões.
    Bom Enem!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.