sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A propaganda e o compromisso social

No Brasil vigora a liberdade de imprensa, ou seja, a mídia é livre para divulgar qualquer tipo de informação e isso se aplica também à propaganda. Não existe nenhum órgão do governo que fiscalize o nível e conteúdo da publicidade brasileira, o que resulta muitas vezes em anúncios apelativos, exagerados e depreciativos, que utilizam esses artifícios na tentativa de vender o produto exposto.

A propaganda tem impacto em um grande número de pessoas, espcialmente as que são veiculadas nos grandes meios de comunicação (televisão, internet, revistas, jornais). Além disso, atingem um público muito amplo em relação à idade e classe social e por esse motivo as ideias apresentadas exercem uma influência muito grande na sociedade, tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Essa influência é explorada pelos publicitários, criando necessidades e induzindo ao consumo como meio de ser aceito na sociedade, estando dentro de um padrão.

Por outro lado, pode-se utilizar a publicidade para quebrar preconceitos, para passar a imagem de uma sociedade justa, honesta e consciente, sem deixar de anunciar o seu produto. Propagandas criativas e inteligentes, que sejam de fácil compreensão, tendem a ser melhor aceitas e marcam positivamente a imagem da empresa, conquistando consumidores. Pelo fato de o conteúdo veiculado ser responsabilidade de quem o anuncia, já que atinge um número gigantesco de pessoas, deve haver a preocupação de esse conteúdo ser correto ética e moralmente.

Por esses motivos, as peças publicitárias devem ter resposabilidade social, um compromisso com a sociedade, respeitando o consumidor, não fazendo uso de apelações, exageros e preconceitos. O conteúdo deve ser revisado a fim de verificar se não fere os direitos humanos, passa uma ideia negativa ou uma indução ao consumo desnecessário. E é nosso dever, enquanto cidadãos, de fiscalizar as propagandas veiculadas e fazer denúncias, mantendo nossa publicidade adequada.

Um comentário:

  1. Jacqueline,

    Em lilás estão os trechos que devem ser revistos:

    1) Procure um sinônimo para ideia. Sugestão: "os conceitos apresentados".
    Atente também para a repetição da palavra "conteúdo".
    2) Evite verbos genéricos (passar a ideia), que dão um ar coloquial ao texto. Sugestões: transmitir uma ideia, um conceito, reforçar uma imagem, causar a impressão.
    3) "... induzindo ao consumo como meio de ser aceito na sociedade" : o sujeito do segundo bloco fica subentendido, causando estranheza na frase. Sugestâo: "...induzindo ao consumo e estimulando que, através deste, o comprador do produto seja aceito por determinado grupo..."

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